terça-feira, 5 de junho de 2018

O financiamento da actividade económica: autofinanciamento e financiamento externo

1. Distingue capacidade de financiamento de necessidade de financiamento. 
A capacidade de financiamento é quando um individuo dispõe de recursos superiores ao seu empregos.por exemplo no caso das famílias que gastam uma quantia inferior no consumo do que no  rendimento a necessidade de financiamento é quando as despesas são superiores às receitas.
2. Distingue financiamento externo de financiamento interno ou autofinanciamento. 
Financiamento externo  é quando o estado financia as suas atividades recorrendo a meios terceiros e autofinanciamento é quando as famílias têm capacidade de investimento com os seus próprios recursos.
3. “Nenhum pai considera seguro emprestar dinheiro aos filhos!”
Explica como esta falta de confiança está na base do modelo de negócio dos bancos, distinguindo a taxa de juro das operações activas da taxa de juro das operações passivas. 
Nenhum pai considera seguro emprestar dinheiro aos filhos porque preferem emprestar aos bancos através dos depósitos porque os bancos cedem-lhes temporariamente o dinheiro, por crédito, mediante a taxa de juro superior. 
Taxa de juro ativa é quando se pede um empréstimo com objectivo de financiar algo para on qual não dispõe dinheiro suficiente no momento, a taxa de juro passiva é quando as instituições pagam remunerações das aplicações dos seus clientes.
4. São elementos do crédito: a confiança, o risco, o tempo e as garantias. 
Explica a relação destes elementos com a taxa de juro. 
so se concebe um empréstimo se houver confiança para cumprir a honra de pagar a divida, quanto maior a confiança menor a taxa de juros, no risco, há sempre uma probabilidade de o devedor não pagar o juro. O crédito de juro é definido por um determinado tempo , quando um terceiro responde pela dívida com o seu património
5. Explicita o conceito de criação de moeda. 
Criação de moeda e quando o banco deposita uma quantia na conta de alguém, essa pessoa ganhou dinheiro mas nenhuma outra perdeu
6. Distingue as Instituições Financeiras Monetárias das Instituições Financeiras Não Monetárias. 

7. Distingue acções de obrigações, quanto:
a) Ao risco;
b) À rendibilidade;
c) À liquidez.

Sem comentários:

Enviar um comentário