quinta-feira, 8 de março de 2018

Estruturas de Mercado

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
R: No monopólio existe apenas um grande vendedor e na concorrência pura existem vários vendedores vendem produtos similares.
2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.
R: a) As empresas vendem um produto padronizado (homogéneo ou indiferenciado);
b) As empresas são aceitantes de preços, isto é, nenhuma tem poder para os influenciar.Designa-se por atomicidade o facto de qualquer delas ser muito pequena relativamente ao conjunto; 
c) As empresas e os consumidores têm informação perfeita.
d) Os factores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo;3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
R: a) um produto pode ser diferenciado, não são completamente homogéneos (por exemplo a fanta do sumol)
b) As empresas podem não ser aceitantes do preço, óbvio que se aumentar vai diminuir a sua clientela mas sempre tem o poder de escolha.
c) as empresas e os consumidores não têm informação perfeita pois nós podemos sair de uma loja onde compramos um produto e depois quando saímos da loja ver o mesmo produto mais barato em outra loja.
d) os fatores podem não ser variáveis ao longo do tempo pois há produtos que não são possíveis de ser variados por diversos fatores.
4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
R: A concorrência pura são muitos pequenos vendedores que vendem produtos similares e a concorrência monopolista são vários pequenos  vendedores que vendem produtos diferenciados.
A situação A é uma concorrência é uma concorrência perfeita porque como existem bastantes vendedores do mesmo produto não podem aumentar o preço porque sabem que os consumidores irão para o outro local onde vendem esse produto.
A situação B e uma concorrência monopolista porque como só esse vendedor é que vende esse produto pode aumentar ou diminuir o preço quando quiser.

Sem comentários:

Enviar um comentário