sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Lei dos Rendimentos Decrescentes

1. Explica os seguintes conceitos:
- combinação dos factores produtivos- O uso dos capital, do trabalho e da tecnologia.
- função de produção- Exprime a relação técnica existente entre a produção e os factores produtivos , trabalho e capital, utilizados no processo produtivo 
- factores de produção-Depende das características dos próprios factores de produção que são:-Adaptabilidade
-Complementaridade
-Substituibilidade

- complementaridade dos factores-Os factores de produção dizem-se complementares na medida em que só a presença(e combinação) do trabalho com o capital permite realizar a produção
- substituibilidade dos factores-Os factores de produção podem, dentro de certos limites, substituírem-se uns pelos outros dando origem a diferentes combinações produtivas.

2. Distingue o curto prazo do longo prazo tendo em vista a produção.
R: O curto prazo é período de tempo no qual os factores produtivos variáveis, tais como o trabalho e as matérias primas, podem ser facilmente ajustados.
O logo prazo é o período em que todos os factores produtivos, fixos e variáveis, podem ser adaptados incluindo trabalho e capital.
3. Enuncia a lei dos rendimentos decrescentes.
R: A partir de um determinado nível de produção, mantendo fixa a quantidade de um dos factores produtivos, ir-se-ão verificar acréscimos de produção resultantes da utilização de unidades sucessivas do outro factor produtivo(produtividade marginal) cada vez menores.
4. Define:
- Produto Marginal/Produtividade Marginal
- Produto Médio/Produtividade Média
R: Produto marginal:produto adicional gerado por 1 unidade adicional desse factor, mantendo os restantes factores constantes, isto é, calcula, o aumento de produção decorrente de um investimento unitário.
Exemplo: Uma empresa com 10 trabalhadores produz 600 camisas. Com um novo trabalhador e com as mesmas máquinas passa a produzir 605. A produtividade marginal será igual a:
605 – 600 (variação no output) = 5
11 – 10 (variação no input) = 1
5 / 1 = 5
Produto Médio: produção total dividida pela totalidade de unidades do factor de produção
5. Preenche a tabela que se encontra aqui, e constrói um gráfico que ilustre a relação entre a Produção Total, o Produto Marginal e o Produto Médio. Publica imagens da tabela e do gráfico.

6. Observando a tabela construída no ponto anterior.
a) Interpreta a linha correspondente ao trabalho = 3;
b) "Quando o produto marginal é decrescente, o produto médio também decresce". Justifica
c) Identifica a coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário