terça-feira, 21 de novembro de 2017

O conceito de Produtividade

1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.
R: A Produtividade Total é a relação entre o valor total da produção e o valor total de recursos utilizados para a obter e a Produtividade do trabalho é a relação entre o resultado útil dum processo produtivo e a utilização dos factores de produção, ou seja, a quantidade de produto por unidade de factor produtivo.
2. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho na economia portuguesa comparativamente aos restantes países da União Europeia. 
Sugestão: Compara (a) Portugal vs. Países Fundadores da UE e (b) Portugal vs. Países que entraram na UE após 2004. (Que países são?
R: a) O valor de produção por pessoa empregue, em Portugal é inferior em comparação aos Países fundadores da União Europeia, o que faz com que produtividade também seja baixa e como nos Países fundadores, eles têm uma maior produção por pessoa, é lógico que terão uma maior produtividade.
b) Em relação aos países que entraram em 2004, Portugal teve sempre uma maior produtividade por pessoa, o que levou a terem uma maior produtividade.
3. Como podemos melhorar a produtividade?
R: Produtividade(P)=Produção(Y)/Trabalho(L)
A Produtividade aumenta, quando há +P, ou quando há -L ou em quando existe ambos os casos
4. Que factores determinam a produtividade?
R: Melhoraria da qualidade dos recursos humanos, a actualização cientifica e técnica, as condições do trabalho, a justeza das remunerações bem como da qualidade do capital, através da utilização das máquinas mais adequadas, de novas tecnologias das convenientes matérias primas, da necessária manutenção de todo o material, etc.
5. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)
R: O valor do trabalho de Portugal é de 68,9€, já nos países que são mais elevados que Portugal(Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Irlanda) têm um maior valor por hora do que o de Portugal, já os países em que a produtividade é menor( Bulgária, Letónia, Lituânia, Roménia, Polónia) tem um valor por hora menor que o de Portugal.
6. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade. 

7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador.

R: O empresário, quando contrata mais um trabalhador, espera ter mais produtividade, mas vai ter de pagar mais um salário, por isso, o trabalhador tem de compensar o salário que ele recebe.

Sem comentários:

Enviar um comentário