terça-feira, 17 de outubro de 2017

Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7) 
R: Sobre a publicidade e marketing,  as pessoas quando vêm um anúncio / publicidade têm a tendencial de ir adquirir o produto usado nessa tal publicidade, porque como existem diversas publicidades/anúncios, fica complicado de escolher entre qual deles devemos optar. E sobre as diferentes marcas, nem sempre é fácil sobre qual delas optar, por exemplo, ao escolher um telemóvel, as pessoas muitas vezes têm dificuldades de escolher entre o IPhone e o Samsung.

2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15) 
R: O objectivo principal da Educação do consumidor, é promover o desenvolvimento da mentalidade das dos adolescentes, para terem mais cautela quando pensam em comprar algo, e intervir socialmente nos habituados de consumerista. O objectivo especifico da Educação do Consumidor, é multiplicar e qualificar as intervenções do consumidor paras o ajudar a ver o que é mais necessário e onde deve gastar, ou seja, reforçar as condições do que deve comprar.

3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas.
R: O caminho Tecnozóico é as pessoas pensarem que a tecnologia consegue resolver tudo o que necessitamos e o caminho Ecozóico é as pessoas pensarem que as tecnologias não resolver tudo. As Tecnologias limpas, são as tecnologias que não poluem  o ambiente, ou seja, as tecnologias que foram desenvolvidas para não poluir o ambiente, por exemplo, o carro eléctrico, vou construindo para acabar com a poluição e para substituir o carro normal que só polui-a o ambiente.

4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras. 
R: Afecta a economia porque gastam dinheiro em coisas desnecessárias apenas, por exemplo, para se integrarem num tal grupo social, ou seja, também afecta a sociologia mas também afecta a psicologia porque só com a psicologia é que se consegue perceber o porquê das pessoas terem a Oniomania.

5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo.
R: O consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população porque, por exemplo, quando se tem um filho consumista, acaba-se por consumir coisas úteis e coisas inúteis o que mais tarde vai poder intervir no rendimento dos pais que mais tarde podem querer comprar qualquer coisa e não conseguem porque gastaram o dinheiro em coisas inúteis para os filhos.

6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos. 
R:  O direito a separação rápida e a protecção justiça e justiça acessível nem sempre somos rapidamente atendidos como esperamos e do que deviam.

7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica. 
R: Sim porque os filhos hoje em dia transmitem aos pais comportamentos correctos de consumidor como por exemplo, os pais nem sempre sabem que deviam fazer a reciclagem ou que ás vezes os filhos é que avisam os pais que no fim do mês a conta da água, da electricidade e da luz terão um custo maior.

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor
R: Reduzir
     Reutilizar
     Reciclar
     Repensar

9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.
R: No nosso ponto de vista, ter valores compatíveis com um consumo responsável é o mais importante para ser um consumidor responsável, primeiro porque ao ter os valores, cumprimos os direitos da Lei do Consumidor e se só conhecermos as Leis do Consumidor, nós até os podemos conhecer mas podemos não as  respeitar por isso não faria diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário