sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Custo de Oportunidade

1: Explicita o conceito de custo de oportunidade e refere alguns exemplos.

R: O custo de oportunidade é a alternativa que abandonamos representa o custo de oportunidade da alternativa que escolhemos, por exemplo, se tivermos 300 euros e um Tablet custar 200 e o telemóvel custar 200 euros também não podemos comprar os dois temos de escolher entre um deles.

2: Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde.

R: Acabar o Ensino Secundário traz-nos mais vantagens, por exemplo podemos aprofundar os estudos e no futuro teremos um emprego melhor ao contrário que se apenas terminar-mos mais tarde podemos não conseguir bom emprego pois podemos não conseguir entrar em uma universidade para concluir-mos o curso

3:Compare o custo de oportunidade associado às aulas no ensino privado com as do ensino público obrigatório. 

R: Ao estarmos no Ensino privado, temos de pagar ao Estado as matriculas ou um exame, ou seja, no fim do mês acabamos com menos dinheiro mas se estivermos no Ensino público não precisamos de pagar as tais matriculas nem os exames e acabamos com mais dinheiro no fim do mês para o que quisermos, ou seja, ao estarmos no Ensino Publico temos mais vantagens em relação ao dinheiro no final do mês. e o ensino é o mesmo.

4: Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.

4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.

R: Não existe recursos suficientes. portanto não se conseguem alcançar..

4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U

R: Há recursos suficientes mas não são usados.

5: Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas. 

R. Por exemplo na Cidade SONAE argumentam que o investimento de 125 milhões de euros criará mais 1.800 postos de trabalho mas vendo por outro outro lado, esse projecto provocaria o aumento do trânsito, a qualidade de vida dos residentes seria dinamizada. Por isso é que é difícil calcular o custo de oportunidade quando falamos de construir uma infraestrutura, ou em relação a decisões do estado porque nem sempre temos em conta as consequências que trará para a população, porque só pensamos nas coisas boas que fará.

Sem comentários:

Enviar um comentário