terça-feira, 19 de setembro de 2017

A Economia como Ciência Social

1. Explica porque é que o estudo dos fenómenos económicos constitui uma abstracção da realidade.
R:Constitui uma abstracção da realidade porque como a realidade é muito complexa, olhamos para a realidade de forma económica e estudamos os fenómenos económicos.
2. Justifica a multiplicidade de possíveis “soluções” para o mesmo “problema económico”.

R: Para cada problema económicos existe diversas soluções para o resolver pois cada problema não exige apenas uma solução. Por exemplo se falarmos com dois economistas diferentes muito provavelmente terão opiniões opostas pois podem ter estudado em escolas diferentes, podem usar uma das duas abordagens, o modelo económico e a folha de Excel!!

3. Distingue o objecto real do objecto científico da Economia.

R: O objecto real da Economia é o Ser Humano e o objecto cientifico, é a explicação do objecto real, como por exmplo, o Desemprego é o objecto real e as leis da economia são o objecto cientifico.

4. Justifica a interdisciplinaridade  como atitude metodológica, referindo a utilidade da Economia e de três outras ciências sociais para o estudo de um dos seguintes fenómenos: 
- desemprego;

R: interdisciplinaridade é uma atitude metodológica porque usa o método de reunir as explicações de todas as ciências para perceber melhor o fenómeno completo.

Desemprego:

Economia- Permite saber a taxa de desemprego, ou seja, se houver muito desemprego, há um grande desperdício de recursos.


Sociologia- Permite saber quais são as agrupamentos sociais mais afectadas pelo desemprego..

História- Permite-nos saber como foi a evolução do desemprego ao longo deste últimos séculos e saber os motivos do desemprego.

Demografia- Permite saber de que modo o desemprego vai variando consoante a densidade populacional.




Sem comentários:

Enviar um comentário