terça-feira, 26 de setembro de 2017

Os Agentes Económicos

1: Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.

R: Os aspectos fundamentais da actividade económica são o consumo, a produção, a distribuição, a repartição do rendimento e a acumulação do capital.

Consumo – Utilização dos bens na satisfação das necessidades 

Produção – Transformação das matérias-primas em produtos acabados

Distribuição – Deslocação física dos produtos do local de produção para o local de consumo. Engloba três actividades: o armazenamento, o transporte e o comércio

Repartição do rendimento – Distribuição das remunerações pelos factores produtivos (trabalho e capital) utilizados na produção:


Acumulação de capital – Através do processo de investimento, as empresas aumentam a capacidade produtiva instalada. Este processo é indispensável para a economia poder satisfazer as necessidades sempre crescentes da população, produzindo maior volume de bens. 


2:Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?

R: Em Economia, estudamos o comportamento de agentes económicos e não de sujeitos económicos individuais porque um micro-sujeito sozinho tem comportamentos imprevisíveis, ou seja, não sabemos o que esse micro sujeito vai fazer, mas se unirmos muitos micro.sujeitos, o comportamento será mais previsível pois irão todos fazer o mesmo o que os torna o objecto de estudo da Economia.

4.As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.

As Empresas (não financeiras) produzem bens e serviços não financeiros, ou seja, depois de fazer a compra ou o investimento, é que se saberá o lucro e as receitas que terão e o Estado produz bens a partir dos impostos. Bens comercializáveis são por exemplo petróleo, ou seja, são negociáveis

5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.

R: O Lucro pois quando investimos em algo ou compramos algo ainda não temos a certeza das receitas nem se vamos ter Lucro apenas no fim é que se sabe se conseguimos te lucro.

Sem comentários:

Enviar um comentário